Cercadas de uma aura misticismo, as Chaves Enoquianas constituem a espinha dorsal do sistema angélico recebido por John Dee e Edward Kelley.

Uma dúvida muito frequente entre os praticantes do Sistema Enoquiano refere-se ao uso adequado das Chaves, ou Chamadas, e com este breve texto procuraremos apresentar e compartilhar algumas respostas que encontramos.

Antes de iniciarmos, cabe aqui uma recomendação: no primeiro ano de prática, sugerimos enfaticamente realizar as operações apenas com o uso das Convocações. Ora, se o buscador seguir fiel e perseverantemente o seu propósito, podemos garantir que os resultados obtidos ultrapassarão enormemente as expectativas. Afinal, fica a pergunta: qual seria a vantagem de se realizar um exercício com mais peso do que se pode levantar? O resultado é sempre vergonhoso e, muitas vezes, catastrófico. O candidato não termina as repetições, fica visível que ele está tentando fazer mais do que consegue, e dá vexame – isso, quando não recebe de “brinde” alguma lesão muscular.

O Uso das Chaves

A Primeira Chave é utilizada em todas as Operações, ela é a declaração de que o buscador deseja contatar os Mensageiros da Força Criadora. Realize-a todos os dias de prática, logo após a Oração de Enoque.

A Segunda Chave trata da manifestação material da Força Criadora através do buscador, que a invoca sobre si para a realização da Vontade de Deus. Utilize-a nas Operações dos quadrantes Sul e Norte, logo após a Primeira Chave.

A Terceira, Quarta, Quinta e Sexta Chaves estão relacionadas aos subquadrantes aéreos, em cada um dos quatro quadrantes. Utilize a Terceira Chave na 5ª e 21ª Semana, a Quarta Chave na 6ª e 22ª Semanas, a Quinta Chave na 7ª e 23ª Semanas, e a Sexta Chave na 8ª e 24ª Semanas. Estas Chaves serão recitadas antes da Convocação dos Anjos do subquadrante.

A Sétima, Oitava, Nona e Décima Chaves abrem os subquadrantes ígneos nas Torres. Utilize a Sétima Chave na 9ª e 25ª Semanas, a Oitava Chave na 10ª e 26ª Semanas, a Nona Chave na 11ª e 27ª Semanas, e a Décima Chave na 12ª e 28ª Semanas. Estas Chaves serão recitadas antes da Convocação dos Anjos do subquadrante.

A Décima Primeira, Décima Segunda, Décima Terceira e Décima Quarta Chaves estão conectadas às Torres pelos subquadrantes aquosos. Utilize a Décima Primeira Chave na 13ª e 29ª Semanas, a Décima Segunda Chave na 14ª e 30ª Semanas, a Décima Terceira Chave na 15ª e 31ª Semanas e a Décima Quarta Chave na 16ª e 32ª Semanas. Estas Chaves serão recitadas antes da Convocação dos Anjos do subquadrante.

A Décima Quinta, Décima Sexta, Décima Sétima e Décima Oitava Chaves regem os subquadrantes terrestres de cada quadrante. Utilize a Décima Quinta Chave na 17ª e 33ª Semanas, a Décima Sexta Chave na 18ª e 34ª Semanas, a Décima Sétima Chave na 19ª e 35ª Semanas e a Décima Oitava Chave na 2oª e 36ª Semanas. Estas Chaves serão recitadas antes da Convocação dos Anjos do subquadrante.

A Décima Nona Chave corresponde aos trabalhos com os Éteres, que ainda não se encontram compreendidos na Salman Iadnah. Trata-se de uma mesma Chave, repetida por vezes com a devida troca dos nomes de cada Plano Etéreo, constituindo o que muitos estudiosos consideram como 30 Chaves distintas.

Mais sobre cada uma das Chaves pode ser encontrado na seção Textos.